Ministério da Cultura e Editora ABC Projetos Culturais apresentam:

Valéria Prates

Valéria Prates nasceu em 21 de Julho de 1986 em Santa Isabel do Ivaí, onde morou até os 28 anos de idade. Desde que aprendeu a ler, aos seis anos, consumia tudo que era possível, desde cartilhas a jornais que encontrava na rua – e do afeto criado pela leitura, surgiu o pela escrita. Ao morar com sua família em uma residência cedida pela escola onde sua mãe trabalhava, se aproximou dos livros da biblioteca e dos professores da instituição.

Seu sonho de adolescência era incomum: uma assinatura de jornal. Valéria conta do chamado “O Estado do Paraná”, que quando – por sorte – encontrava uma edição impressa, se encantava lendo. Com o grande consumo de resumos de novelas, páginas de culinária ou notícias policiais, um de seus primeiros sonhos profissionais surgiu: ser repórter policial. Hoje em dia, adora os trabalhos de Ana Maria Machado, Ruth Rocha e Helena Kolody.

Com o casamento, mudou-se para Loanda, onde se formou em Licenciatura em Letras Português/Inglês/Espanhol na Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (Facinor) e Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) à distância. 

Valéria concluiu a graduação em Letras já sonhando com as obras literárias que poderia criar. Mais tarde, formou-se também em Pedagogia, motivada pelo desejo de atuar como professora. Há 10 anos, dedica-se ao trabalho na APAE, uma experiência que, junto com a vivência de ser mãe de um filho autista, serviu de inspiração para sua obra.