Biblioteca Gralha Azul

Festival Gralha Azul enfatiza papel dos ilustradores na produção de livros infantojuvenis

Não tem como imaginar um livro direcionado às crianças sem uma ilustração sequer. São as imagens que irão atrair os olhares do público e que irão também contar uma história através de cores, movimentos, texturas e expressões. Os ilustradores, assim, se tornam uma espécie de coautores das obras.

Enfatizar e destacar o papel desses profissionais no mercado literário será um dos motes do Festival Gralha Azul de Vivências Literárias que reunirá em Ponta Grossa 19 autores e 11 ilustradores de livros infantojuvenis, que lançarão as obras durante o evento. O Festival acontece nos dias 7 e 8 de junho. As rodas de conversa acontecerão no auditório do SESC Estação Saudade. A entrada é gratuita.

“Os bons ilustradores não desenham o que está escrito explicitamente no texto, mas, sim, trabalham com a interpretação criativa do texto para trazer o conteúdo não dito por meio de imagens coloridas com movimento e uma boa construção narrativa”, explica o ilustrador e professor Guilherme Bevilaqua, ou como gosta de ser chamado e é conhecido, Laqua. Além de participar nas mesas redondas, ele irá ministrar durante o evento a palestra “O ilustrador de livros infantis no mercado de trabalho: da interpretação do texto à prospecção ativa nas redes sociais”, às 16h30 do dia 07.

Ele destaca que nem todo bom desenhista é capaz de fazer um livro infantil. “A produção de um livro infantil não é uma questão puramente técnica. O livro pede uma sensibilidade que entende o leitor, a criança, o pai, os avós e os contadores de história. E traz a melhor solução narrativa por meio da técnica”, destaca.

Para o ilustrador Oscar Reinstein, na literatura infantil a ilustração acaba sendo o primeiro contato da criança com o livro. “É através da ilustração que ela é cativada e convidada a entrar no universo da história, do livro. Claro que o ilustrador deve proporcionar às crianças uma leitura que dialogue com o texto, que aumente o interesse na leitura. O fundamental é trazer a criança ao universo da leitura”, ressalta o profissional que já soma mais de 45 livros infantojuvenis ilustrados.

Durante o Festival serão realizadas nove rodas de conversas reunindo autores e ilustradores das obras. As mesas redondas acontecerão no auditório do SESC Estação Saudade, nos dias 7 e 8 de junho, contando com a mediação dos alunos do mestrado do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa e monitoria dos alunos do curso de Letras.

O autor paranaense Domingos Pellegrini será o responsável pela palestra magna do Festival Gralha Azul de Vivências Literárias, no dia 7 de junho, às 19h30, no grande auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa, com o tema “Do Saci ao Super- Homem, da Riqueza à Felicidade”.

Imagem do WhatsApp de 2023-08-22 à(s) 17.07.40

Patrocínio

Editora

Realização