
Maria Regina Martins Gelchaki nasceu em Canoinhas, Santa Catarina, em 27 de setembro de 1962. Onze anos depois, se mudou com sua família para União da Vitória. Professora de todos os níveis de ensino da Educação Básica, Maria Regina tem Graduação em Letras – Português/Inglês, Pós-Graduação em Administração e Supervisão Escolar e PDE – Programa de Desenvolvimento Educacional.
No 2º ano do primário, ainda em Canoinhas, ganhou um gibi do Batman que carregou consigo até sua família ser acometida pela Grande Enchente de 1983, quando perderam tudo para as águas do Rio Iguaçu.
Com dez anos de idade, Maria Regina gostava de narrativas pitorescas da região de União da Vitória. Já na 4ª série, desenvolveu o hábito da leitura, lendo principalmente os causos e contos da cidade e região, o que desenvolveu nela, um grande amor pelo Paraná e pela necessidade de conhecer sua história.
Atualmente, mantém viva sua paixão em declamar poemas, alguns dos quais foram publicados no Jornal da APP – Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação Pública do Paraná. Se inspira em Helena Kolody (“com seus delicados haicais”), Carolina Maria de Jesus (“negra, pobre, sem instrução e uma mente poderosíssima”), Adélia Prado (“com sua vida transformada em poesia”), Roseana Murray (“com sua força de vida e superação”) e Cora Coralina (“com sua delicadeza e abordagem única do cotidiano”).
Para ela, a literatura é uma necessidade humana. De acordo com a escritora, se o ser humano soubesse a força que tem dentro de si, e que essa força vem da necessidade de se expressar, ele não pararia nunca de ler e escrever.