Natural de Palmeira, a menina nascida em 11 de agosto de 1992 mudou-se cedo, aos quatro anos, para Ponta Grossa. Quando criança, desenhar era a sua atividade favorita. Ao crescer, não teve como fugir da área. Cursou e se graduou em licenciatura em Artes Visuais, com pós-graduação em Design Digital. Já atuou como professora de Artes Visuais e, atualmente, trabalha com design gráfico.
Ela, que já atuou nas áreas de marketing e publicidade, sempre teve o desenho com um hobby essencial em sua vida. É como se fizesse parte de sua rotina. “É algo que sinto falta quando fico muitos meses ou dias sem desenhar”, relata. Aliado ao desenho, ela cultiva o hábito da leitura que a acompanha desde a infância.
Sua mãe atuou como artista plástica e os quadros pintados por ela eram uma inspiração para Luciana. Seu pai também sempre gostou de desenhar. “Por isso, sempre tive contato com os materiais de arte, e como eu era uma menina geniosa, me apoiaram a encontrar na arte uma forma de me expressar”, conta.
A arte de ilustrar significa, para Luciana, um refúgio, onde é possível imaginar e criar sem medo, e pode exercer sua criatividade sem barreiras. “É o meu momento onde eu posso ser a Luciana e deixar a minha marca. O mundo e o cotidiano da vida e no trabalho são muito cruéis, usamos máscaras toda hora, deixamos sonhos de lado por boletos. Mas quando ilustro… Me sinto eu mesma”. Afinal, como ela gosta de falar, as ilustrações transformam palavras em imagens e significados, trazendo aconchego e proximidade para com o leitor.