
Luane Carol Penteado Spak nasceu em 10 de outubro de 1994, em Prudentópolis (PR). Desde cedo já se via como uma leitora voraz — da filosofia à mitologia, passando por tudo que despertasse curiosidade e reflexão, e a partir dos 12 anos de idade, compartilhava seus textos na internet sob um pseudônimo. Aos 15 anos, com o primeiro livro assinado com seu nome, participou de uma feira literária em sua escola.
Seu primeiro reconhecimento veio com o prêmio “Construindo a Igualdade de Gênero”, promovido pelo CNPq em parceria com o Ministério da Educação e a ONU Mulheres. Seu texto “A Mulher Invisível” foi o escolhido do estado do Paraná. A partir desse marco, começou a vislumbrar a escrita como um caminho profissional. Em 2021, a narrativa premiada foi adaptada para o teatro e publicada no livro “Ensaios Dramatúrgicos”, pela editora ABC Projetos Culturais.
Luane é bacharela em Direito e especialista em Processo Penal pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente estuda fotografia, além de atuar como atriz e roteirista em duas companhias teatrais da cidade. Sua experiência profissional no Direito — especialmente nas áreas criminal (com foco em violência doméstica) e de família — inspirou muitas das histórias que hoje transforma em dramaturgia e literatura.
Apaixonada por fantasia desde a infância, cresceu lendo autoras como Meg Cabot, Stephenie Meyer, Jane Austen, Agatha Christie e Lauren Kate — e sonhava, um dia, ser como elas. Leitura constante em sua vida, a mitologia também sempre exerceu fascínio especial. As figuras femininas da dramaturgia grega — Cassandra, Helena, Hécuba, Jocasta, Medeia — seguem sendo para Luane fontes inesgotáveis de significado, aprendizado e inspiração.