Biblioteca Gralha Azul

Ministério da Cultura e Editora ABC Projetos Culturais apresentam:

Edson Farias

Edson Farias é natural de Foz do Iguaçu, Paraná, mudou-se para a capital Curitiba quando completou um ano de idade. Seu primeiro contato com a ilustração foi muito cedo. Ele e seus irmãos mais novos assistiam a série televisiva do ‘Incrível Hulk’ e pediam para a mãe desenhar o personagem. “Ela desenhava da maneira dela e eu comecei a copiar. Depois disso, não parei mais”, relembra.

Aos 13 anos, passou a morar em Medianeira/PR, onde seu pai recebeu uma proposta para trabalhar em uma construção como mestre de obras. Após quase três anos, retornam para Curitiba, cidade onde Edson vive até hoje. Para se profissionalizar, fez dois cursos na área da ilustração: um para desenhos de retratos com a técnica do lápis, grafite e pastel, e outro para desenhos cartoon. Ainda na adolescência, começou a se imaginar sendo ilustrador para grandes empresas como Marvel e DC Comics. Desenhava super-heróis (como aqueles que sua mãe fazia) e nunca imaginou ganhar seu dinheiro profissionalmente com um estilo de ilustração que não fosse a infantil.

Apesar de desenhar desde muito cedo, se profissionalizou apenas nos anos 2000. Anteriormente, trabalhava como ajudante de garçom, ainda quando morava em Medianeira. “Trabalhávamos eu, meu irmão e meu primo. Era um trabalho bem divertido, fazíamos como extra em finais de semana e eu usava o pagamento para comprar os meus gibis”. Já quando estava em Curitiba, trabalhou em campanhas para candidatos políticos, em construção junto ao seu pai e na indústria têxtil.

Hoje, ele consegue trabalhar com o que realmente gosta: ilustrar. “Apesar de ser mais difícil, os pedidos de ilustrações para livros infantis têm aparecido com mais frequência, e eu adoro ilustrar”. Edson também conquistou e criou sua família com os frutos das suas ilustrações. “É algo que faz parte da minha vida desde muito cedo”, resume.