Biblioteca Gralha Azul

Ministério da Cultura e Editora ABC Projetos Culturais apresentam:

Dione Navarro

Dionezine de Fátima Navarro, mais conhecida como Dione Navarro, morou em Tibagi até os seus oito anos. Nascida em dezembro de 1951, ela cursou Farmácia e Bioquímica na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Após prestar concurso público, ingressou na instituição como docente e pesquisadora. Mestra e doutora na área de Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal de Santa Catarina, ela ainda tem especialização em Fitoterapia, Homeopatia e Florais de Bach.

Antes de dar aulas na universidade, ela já havia sido professora do ensino primário. Na UEPG, Dione se dedicou à graduação, pesquisa e extensão universitária e atuou como responsável técnica pela produção de medicamentos.  “Como minha área de atuação sempre foi com plantas medicinais, trabalhei com pesquisadores do mundo inteiro no desenvolvimento de fitoterápicos em grupos multidisciplinares de pesquisa científica”.

Ela, que sempre teve facilidade para colocar no papel seus trabalhos científicos, foi vítima de um erro médico que a obrigou se aposentar prematuramente em 2010. Assim, Dione começou a escrever e participar de concursos literários onde foi contemplada com premiações e láureas acadêmicas. Desde então, já soma 17 obras publicadas. “Para mim, foi uma nova seara que não estava programada em minha vida, mas que foi despertando sensibilidades que eu desconhecia dentro de mim. Me trazendo encantamentos e reconhecimentos que não pensei existir para mim”. 

A partir desse novo palco, Dione foi contemplada com o convívio de cronistas, poetas, escritores de uma forma contundente e inspiradora. Foi eleita em 2017 como presidente da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes, cargo que ocupa até hoje. Também ocupa cadeira em outras academias do Brasil, como: Portal do Poeta Brasileiro (SP), Federação Brasileira de Letras, Ciências e Artes (RJ), Academia de Educação do Brasil (AM), Academia  de Letras São Pedro da  Aldeia (RJ), Centro de Letras do Paraná (Curitiba/PR), Academia de Letras e Artes (Curitiba/PR) , Centro Cultural Faris Michaele (Ponta Grossa).