Ministério da Cultura e Editora ABC Projetos Culturais apresentam:

Claudia Romaniuk

Claudia Romaniuk é natural de Irati, mas curitibana de alma desde a adolescência. Ela afirma que a ligação com a literatura é antiga, antes mesmo de aprender a ler. Da infância guarda uma memória inusitada de quando entrou em um depósito de estofados, munida de uma caneta e imbuída de vontade de escrever nos sofás, para deixar recados de boas energias para os compradores. “Fui censurada. Não me deixaram escrever nos sofás! Me lembro de não ter entendido porque eu não podia deixar minhas mensagens por lá”, ri a autora.

É formada em Direito pela UFPR e trabalha como assessora jurídica, porém ainda mantém estreita relação com a escrita e leitura. Claudia aprecia romances históricos e conta que o livro “Angélica, a Marquesa dos Anjos”, escrito por Anne e Serge Golon lhe serviu de referência para a produção de “Greta”, seu livro. A personagem feminina como heroína da saga foi sua principal inspiração. 

Para ela, a literatura é uma janela que nos leva para o mundo, e conta que costumo sempre dizer: ninguém está apenas com um bom livro.