Catarina Zarochinski de Oliveira nasceu e sempre viveu em Ponta Grossa. Ainda no Ensino Médio, começou a dar os primeiros passos para realizar o sonho de se tornar professora. Ela fez o curso de Formação de Docentes no Colégio Sagrada Família e mais tarde, ingressou na faculdade de Licenciatura em Letras Português/Inglês na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Em 2024, Catarina, que já deu aulas de língua inglesa na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, começou o Mestrado em Estudos da Linguagem. Nascida no inverno de 2002, ela sempre gostou de ler. Sua mãe lia para ela na infância e não demorou para Catarina se tornar uma “devoradora de livros”. “O interesse mais profundo sobre literatura infantil surgiu durante o curso de Formação de Docentes, que tinha uma matéria específica sobre o tema”, conta.
Para ela, literatura é sinônimo de conhecimento, liberdade e imaginação. “Quando lemos um livro, conhecemos um pouco sobre a identidade do autor e sobre sua cultura, ao mesmo tempo, imaginamos a história de acordo com nossas próprias experiências”.
Catarina considera que escrever é um “meio de compartilhar um pouco a minha visão de mundo e compartilhar um pouco de quem eu sou”. “Inventar histórias foi algo que fiz a vida inteira. Eu brincava de escrever livros quando era criança”.
Essa brincadeira resultou em textos publicados ainda na infância. No colégio em que estudava, todos os anos as melhores produções de texto dos alunos eram selecionadas e publicadas em um livro que era distribuído para todos do colégio. “Fui selecionada para este livro quatro vezes, a primeira delas foi quando eu tinha oito anos”, conta a escritora que também gosta de assistir a filmes e séries e de passear e brincar com a sua cachorrinha Amora.