Camila Pasetto nasceu em Ponta Grossa, Paraná, em 1988, ano em que a atual Constituição Brasileira foi promulgada. Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pós-graduada em Gestão de pessoas, comenta que decidiu a profissão após ser influenciada por uma tia que atuava como assistente social. Camila chegou a atuar na área por seis anos, quando decidiu empreender no ramo da alimentação.
Também morou durante três meses em Belo Horizonte (MG), para realizar um curso de formação para oficial da Aeronáutica. Em 2019, após o nascimento de seu filho, decidiu abraçar de vez um hobby que sempre a encantou: a arte das palavras. Ela, que acredita no poder da literatura como uma ferramenta que permite possibilidades e crescimento, já publicou os seguintes livros: ‘O Sonho mais precioso: relato de uma experiência’ e ‘A beleza oculta das minhas fases’.
O interesse pela literatura é uma paixão antiga, desperta quando Camila estava na antiga 5ª série (atual 6° ano) e conheceu a biblioteca da escola que havia recém se matriculado. Neste momento, ela começou a escrever e declamar poemas. Por um tempo, se envolveu em leituras técnicas e obrigatórias, que duraram até a gravidez quando retomou o hábito de ler por prazer. “Desde então leio todos os dias. Tenho sempre três a quatro livros iniciados, pelos quais transito ao longo dos dias”, revela.
Acompanhada sempre de um chimarrão, Camila comenta que lê para o seu filho – já dono de uma pequena grande biblioteca – desde que ele nasceu. “A leitura muda o mundo”, afirma ela que acredita na literatura como uma representação da liberdade de criação. “Representa a descoberta de um dom que vem sendo desenvolvido”.