Biblioteca Gralha Azul

Ministério da Cultura e Editora ABC Projetos Culturais apresentam:

Nessandra Cordeiro

Criada em um ambiente permeado por livros, poesia, música, filmes e tecidos, Nessandra se apaixonou cedo pela arte de desenhar. Ainda criança, já colocava no papel as roupas que gostaria que a mãe costurasse para ela. Natural de Ponta Grossa, ela nasceu em 11 de janeiro de 1981 e se formou em Artes Plásticas e Design de Interiores. 

Sempre foi muito incentivada a apreciar os mais diferentes tipos de arte. Quando ela tinha cerca de sete anos, sua mãe começou a fazer aulas de pintura e Nessandra a acompanhava. Assim, ela começou a gostar também de pintura. “Fazia ballet nesta época e continuei nas aulas até os 16”, conta. 

Foi nesta fase que descobriu que existia faculdade para quem se interessava por artes em Curitiba, a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). No entanto, ao escolher um curso para prestar vestibular optou por agronomia pelo medo da instabilidade do mundo artístico.

“Iniciei o curso, mas quando se sabe o que se quer fica muito difícil permanecer no que não te encanta”, ressalta. 

No ano seguinte, Nessandra prestou vestibular para Artes em Curitiba. Após quatro anos de estudos artísticos na Embap, fez curso de estilismo a fim de aliar suas paixões. Chegou a trabalhar na área durante algum tempo fazendo desenvolvimento de coleção, criação e ilustração de vestuário, calçados e acessórios para empresas sediadas na capital paranaense.

Em 2008, após tornar-se mãe, seus olhos se abriram para o universo infantil. “A leitura diária de livros para as crianças me trouxe a paixão pelas ilustrações. Confesso que já não se tratava mais de interação e conhecimento para eles, mas de um encantamento meu nas ilustrações, na leveza que alguns autores encontram para tratar assuntos difíceis ou na sutileza dos detalhes dos desenhos que fazem com que as crianças fixem o olhar e assimilem a história sem sequer terem aprendido a ler”. Assim surgiu o sonho de um dia trabalhar nesta área.