Biblioteca Gralha Azul

Ministério da Cultura e Editora ABC Projetos Culturais apresentam:

Danilo Kossoski

Danilo Kossoski é ponta-grossense da gema e nunca morou em outra cidade. Inserido na história da cidade, conhece seu contexto, cenários e personagens. Formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), optou por trabalhar na área, mais do que se especializar. Trabalhou no jornal da Manhã, onde foi repórter e assumiu diversas outras funções. Na Rede Massa/SBT, foi produtor e, depois de algum tempo, tornou-se assessor de imprensa da Prefeitura de Ponta Grossa. Atualmente, Danilo é editor-chefe no Diário dos Campos e portal DC+.

Danilo não lembra exatamente quando surgiu o interesse pela ilustração, mas recorda que desde a escola já desenhava, sempre de maneira autodidata. Lia as revistas em quadrinhos do Maurício de Souza, da Disney, prestando atenção aos traços e ao uso do movimento. “Sempre foi algo que fiz porque gosto, para me sentir bem, não para ganhar dinheiro. Porém, me sinto mais desenhista do que jornalista. Tem mais a ver com minha personalidade”, afirma.

Por anos foi responsável por produzir tiras em quadrinhos em jornais locais. No entanto, confessa que está mais difícil produzir ultimamente. Antes, ele costumava ver situações cotidianas e sentir vontade de representar aquela cena em forma de quadrinho. Normalmente, era algo que o fazia rir ou o indignava. “Depois, com o passar do tempo trabalhando em jornal, a gente cria uma ‘crosta’ no coração, fica mais difícil se emocionar ou até rir”, relata.

Por enquanto, a produção de quadrinhos do cotidiano está em stand by indefinido. Em seu tempo livre passou, então, a produzir ilustrações para livros infantojuvenis sempre que surge a oportunidade. Segundo ele, esses desenhos permitem trabalhar mais com a técnica e menos com a opinião.