Exposição mostra processo criativo de ilustradora Gralha Azul

A mostra percorre o trabalho de Alessandra Tozi, desde os primeiros esboços até a finalização das ilustrações que dão origem ao livro inédito “Greta, a formiga”

Durante o mês de setembro, do dia 1º a 19, a Fundação Cultural de Curitiba apresenta – de forma gratuita e aberta ao público – a exposição “As imagens contam a história”, que revela todo o processo criativo das ilustrações que deram origem ao livro “Greta, a formiga”, ilustrado por Alessandra Tozi e escrito por Claudia Ines Romaniuk. A produção integrou a Biblioteca Gralha Azul em 2025, por meio do concurso literário destinado a mulheres residentes ou naturais de municípios do Paraná com população de 20 a 70 mil habitantes. 

Nesta exposição, a ilustradora Alessandra Tozi convida o público a percorrer o universo inventivo da obra, que mostra, desde os primeiros esboços até a finalização das imagens ilustradas: “ao lado de cada ilustração final, você encontrará o seu esboço original, um registro de momentos de criação de onde as ideias tomam forma. É um chamado para observar como se constroi uma narrativa visual que complementa a história”. 

Para a ilustradora, a realização da exposição é a confirmação de que seu trabalho está contribuindo para o desenvolvimento da leitura e da imaginação das crianças, um dos maiores propósitos de Alessandra como ilustradora. 

O objetivo da mostra, segundo Alessandra, é aproximar os estudantes e a comunidade da arte da ilustração. “A exposição foi montada no mesmo local onde ministro as Oficinas Sustentáveis de Técnicas Criativas de Ilustração para Livros Infantis. A parte mais recompensadora é ver as crianças e adultos que participam das oficinas explorando as imagens do livro”, conta.

“A escolha das cores é o momento que mais me agrada, pois foi o momento em que as ilustrações, que antes eram apenas traços, ganharam vida e personalidade”, destaca a ilustradora. Na mostra, os visitantes poderão observar cada processo, incluindo este, que para a ilustradora, é o mais expressivo do trabalho, pois transmite a paz e a harmonia de onde há vida natural, uma característica fundamental na história de Greta, a formiga.

Os visitantes podem conferir a exposição na Casa da Leitura Vladimir Kozák, localizada na Rua Pe. Júlio Saavedra, n° 588. Quem passar por lá, pode ainda concorrer em um sorteio a exemplares de outros títulos ilustrados por Alessandra Tozi. Além disso, será possível baixarem o e-book “Greta, a formiga” e o audiolivro por meio de um QR Code disponível no espaço, que acessa diretamente a Biblioteca Gralha Azul.

A mostra, que acontece na Casa da Leitura Vladimir Kozák até o dia 19 de setembro, também ficará disponível para visitação na Casa da Leitura Nair de Macedo do dia 1° a 20 de outubro, localizada na Rua da Capitania, n° 57. 

Imagem do WhatsApp de 2023-08-22 à(s) 17.07.40

Patrocínio

Editora

Realização