
Jeinni Kelly Pereira Puziol nasceu em 1988, em Astorga, e se mudou aos dez anos para Maringá, onde mora até hoje. Para Jeinni, as relações afetivas que mantém são o principal fermento para o amor que possui pela literatura, e expressa a felicidade que é conviver com pessoas inspiradoras.
A escrita é uma forma de lidar com as angústias, mas também de expressar os contentamentos, podendo partilhar com outros o abrir de novas portas, e ela compartilha essa arte com seus alunos, que são fontes de vida. Jeinni explica que a escrita literária é fruto de sua experiência profissional como professora, da leitura e do contínuo aprendizado acerca de si própria.
Jeinni é geógrafa, pedagoga, mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Com ampla experiência na área educacional, atuou durante oito anos como professora na Educação Básica. Desde 2011, é professora adjunta do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Gosta de contos e romances. Atualmente, leva consigo Lygia Fagundes Telles, Clarice Lispector e Conceição Evaristo. Também se encanta pelas narrativas de Maria José Silveira e Paulliny Tort. Para ela, a literatura é um mar de possibilidades — imaginárias e reais, íntimas e coletivas — que se movem como ondas, sempre em transformação, conforme o livro que temos em mãos.