
Nascida em quatro de agosto de 1991, Adrieli Reis Andreatta possui uma relação especial com Campina Grande do Sul, cidade em que nasceu, cresceu, estudou e onde trabalha formando novos cidadãos. “Nunca senti vontade de sair daqui, pois sempre fui muito feliz nessa cidade linda”, declara.
Assim como a cidade, a leitura acompanha Adrieli desde cedo. Se alfabetizou aos 5 anos e passou a devorar os livros. Admite que a saga de Harry Potter, da britânica J.K. Rowling, faz seu coração bater mais forte – a mãe chegava a esconder os livros para que ela saísse um pouco do quarto.
Escrever, para Adrieli, sempre foi algo tão natural e simples que nunca tinha visualizado como algo especial, até que passou a perceber que o interesse nos textos crescia cada vez mais. Ela publicou seu primeiro livro no ano passado e recebeu o Prêmio Cidadania Digital em Ação, da ONG SaferNet.
Adriele possui graduação em Pedagogia e Matemática, com especialização em Gestão Escolar e Políticas Educacionais. Desde 2014 é professora na rede municipal, e trabalha com alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental – mas sua verdadeira paixão é a alfabetização. Na profissão, afirma que gosta de criar o próprio caderno de textos dos alunos, para explorar a criatividade de cada um e desenvolver uma rotina de leitura. Como os alunos de Adrieli sabem que ela é escritora e têm acesso às essas produções, se sentem motivados para produzir.