
Ela saiu do sítio, mas o sítio faz parte dela, e com muito orgulho! Vanessa se criou perto da natureza e com os pés na terra até seus 12 anos, no sítio de sua família no interior de São José do Rio Preto, São Paulo. Ela ama conhecer pessoas e suas diversas histórias, conversar com os mais velhos e estar em constante aprendizado.
Vanessa tem o desenho presente em sua vida desde a infância. Ela assistia a desenhos animados e se divertia copiando-os no papel. Com o tempo seus desenhos penderam para os croquis de moda, o que a levou a concluir uma graduação de Bacharel em Moda. Atualmente, cursa uma pós-graduação em Ilustração Infantil Autoral.
Para Vanessa, a arte é vida e a ilustração é a respiração de um artista, sendo a forma como ele conta ao mundo uma história em parceria com um autor, já que a ilustração muitas vezes revela detalhes que não aparecem no texto. Em suas produções, ela primeiro destrincha a obra para compreender os detalhes técnicos, para então iniciar a fase de estudos, que antecede a criação dos esboços e dos primeiros personagens. Após o desenvolvimento de um storyboard, aprovado pelo autor, Vanessa faz os testes de cores e de técnicas possíveis, e conclui com a arte final em papel adequado, tendo ainda a edição digital em alguns casos.
Ela defende que a ilustração, dentro de uma obra, conta uma história através das entrelinhas do texto, dando ênfase, emoção, dramaticidade à trama, fazendo as crianças, adolescentes e até mesmo os adultos se encantarem com um livro. A ilustradora diz que um bom livro marca a vida de uma criança e, para ela, gerar memórias é a maior alegria de um artista.