Ministério da Cultura e Editora ABC Projetos Culturais apresentam:

Márcia Eliza Széliga

Márcia já espalhou muita arte mundo afora. Ponta-grossense vivendo em Curitiba, a artista se formou em Artes Visuais pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e alçou voos maiores ao cursar uma especialização em Desenho Animado na Academia de Belas Artes de Cracóvia, Polônia, através de uma bolsa de estudos fornecida pelo governo polonês. Durante sua estadia na Europa, se apaixonou pela literatura infantil. Além disso, é arteterapeuta, escritora e pós-graduada em Ilustração Infantil.

Ela veio ao planeta para ilustrar livros, como gosta de afirmar. Em uma tentativa de ser levada à missa em uma manhã de domingo, enquanto desenhava em seu quarto, a Márcia de 14 anos respondeu à mãe que o desenho era sua igreja. Além de ocupar a vida profissional, a arte é sua realização pessoal e sua maior satisfação. Para Márcia, ser artista é um papel de muita importância e responsabilidade, uma vez que sua arte, ao ser colocada no mundo, terá grande impacto na vida das pessoas.

O processo de criação de Márcia é variado. Nem sempre o resultado final é o que planejou no início do estudo. Ela precisa sentir por meio do texto o que irá esboçar para depois ir amadurecendo. Seu corpo se torna instrumento de um fluxo de energia e de inspiração para produzir arte.

Para Márcia, a relevância da ilustração dentro da obra é imensa. Além do encantamento que gera, as imagens despertam a imaginação e aguçam os sentimentos. A ilustração não é só um cenário para deixar um livro esteticamente bonito, ela possui uma história para contar. A artista acredita que dentro das ilustrações há histórias além da que está sendo contada pelo texto, a arte vem e fala por si só.