Ministério da Cultura e Editora ABC Projetos Culturais apresentam:

Ivana Lemos

Ivana Lemos é apaixonada por desenhos, livros e natureza desde sua infância. Nascida em Curitiba, leciona como professora de arte há mais de 20 anos. Ivana concluiu graduação em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Paraná. Cursou as especializações de Comunicação e Cultura e de Narrativas Visuais pela Universidade Tecnológica do Paraná e realizou diversos cursos ao longo de sua vida: caligrafia, jardins, bonecos gigantes, modelagem, bordados, e por aí vai. O talento para o manual é algo intrínseco à professora e ilustradora.

Ivana encontrou no desenho uma forma de fazer amizades e de preencher o tempo que passava sozinha em casa, durante sua infância. De forma profissional, a ilustração se estabeleceu de fato em sua vida durante a graduação, quando começou a fazer pequenas exposições artísticas coletivas em que a linguagem visual se tornou preponderante. Desde então, foram exposições, projetos, espetáculos, livros, oficinas, presentes e pesquisas dentro da área da ilustração. Atualmente, seu desafio é conciliar a prática docente com o universo da ilustração, dedicando-se ao estudo e pesquisa que ambas as áreas demandam.

Todo seu cotidiano vira referência para os trabalhos com ilustração. Ivana gosta muito de ler, de assistir filmes, ouvir músicas, visitar museus e viajar, a fim de alimentar seu repertório. Após o primeiro contato com o texto e autor da obra, monta um painel de referências e constrói seus primeiros esboços. Depois dessa etapa, vem a experimentação de técnicas e materiais para finalmente propor as imagens finalizadas. A ilustradora tem preferência pelas técnicas artesanais, como aquarela, colagem, lápis de cor, giz pastel seco e oleoso e tinta guache, que é onde encontra sua forma de se expressar com mais potência. 

Ivana acredita que bons projetos ilustrados, principalmente aqueles voltados aos pequenos e jovens leitores, são uma porta de entrada riquíssima ao mundo da literatura e das artes. Em um momento tão imagético e cheio de estímulos quanto o que vivemos, ela sente que a ilustração no livro é um tempo de respiro e de contemplação do que é belo, gracioso e rico.