
Ana Kozuki é Paulistana, mas com 4 meses de idade sua família mudou-se para Londrina e lá ela cresceu e vive atualmente. Estudante de Ciências Biológicas no Centro Universitário Internacional e ilustradora autônoma com foco em produções infantis, Ana sempre busca unir suas duas paixões: a ilustração e a biologia.
Quando criança, era apaixonada pelos animais e, por isso, a natureza era um tema presente em seus desenhos. Sua família sempre a incentivou a mergulhar nesse universo, comprando diferentes materiais artísticos e apoiando sua participação em concursos na escola. Ana, jovem artista, utilizou as redes sociais a seu favor durante a adolescência. Postava suas ilustrações no Behance, Instagram e no X – na época Twitter – e assim expandiu seu trabalho e convidou cada vez mais pessoas a conhecerem sua arte.
A ilustração, para ela, vai muito além de uma ocupação: é uma forma de se expressar e compartilhar sua visão particular de mundo, com o mundo. É o poder de criar personagens, mundos e narrativas e dar vida a eles, é algo mágico. E para além do mundo subjetivo, a ilustração também traz incríveis vínculos na vida de Ana: foi através dela que conheceu seu atual namorado e pôde ter momentos memoráveis com sua família, como com o seu avô, que também desenhava e com quem compartilhou saberes dessa arte.
Ana define o conceito de seus projetos através de um mood board, um painel de fotos, ilustrações e paleta de cores, baseado em uma pesquisa prévia de referências. E, como a maioria de seus trabalhos envolve animais, ela também estuda a anatomia, comportamento e hábitos dos bichinhos, fazendo estudos de desenhos realistas para depois traduzir para seu estilo de ilustração.
Para Ana, a ilustração ajuda o leitor a focar e compreender melhor a mensagem que se quer passar, e para o público infantil, a presença da ilustração em um livro é ainda mais essencial – ela ajuda os pequenos a desenvolverem suas habilidades de observação, além de ser uma forma de se conectarem à história e os incentivarem a desenvolver o hábito de leitura.