A Editora ABC Projetos Culturais acaba de lançar 20 e-books infantojuvenis ilustrados de autores e ilustradores paranaenses. Os livros compõem a Biblioteca Gralha Azul que tem como objetivo divulgar e promover profissionais paranaenses, bem como incentivar a leitura entre crianças e adolescentes.
Os textos foram selecionados a partir de um concurso literário realizado no Estado em 2023, onde participaram escritores de mais de 50 municípios distintos. Uma curadoria especializada em literatura, formada pelos escritores e professores Luísa Cristina dos Santos Fontes, Luís Fernando Cheres e Róbison Benedito Chagas, fez a avaliação dos conteúdos e considerou a qualidade literária, a criatividade e a originalidade das produções. Para se inscrever no edital, era necessário possuir mais de 18 anos, residir ou ser nascido no Paraná.
Para o Luís Fernando Cheres, o trabalho foi gratificante por vários motivos. “Inicialmente, pela própria ideia que norteia o projeto, de levar boa literatura às crianças e adolescentes, sem que seja necessária a aquisição de livros físicos, e ainda valorizando as paisagens, os costumes, valores, lendas e histórias do Paraná. Mais que isso: o projeto abre portas a autores e ilustradores de nossa terra, os quais, com certeza, sabem melhor que quaisquer outros traduzir as alegrias e os dramas do paranaense”, assinala. Róbison Benedito Chagas ressalta a possibilidade que a Biblioteca Gralha Azul trouxe de acesso ao que vem sendo produzido pelos novos escritores. “Participar de um projeto de literatura infantojuvenil é sempre um prazer, porque lemos e aprendemos uma gama variada da escrita literária destinada a crianças e jovens”, enfatiza.
Assim como os autores, todos os ilustradores contratados pela Editora também são paranaenses. “A partir do estudo das características de cada um dos textos, convidamos ilustradores do Paraná para ilustrar os e-books. Como resultado, temos livros inéditos e originais, que mostram a diversidade e o talento da produção paranaense”, explica a diretora da ABC Projetos e coordenadora editorial das obras, Alessandra Bucholdz.
O site da Biblioteca Gralha Azul também conta com biografias de todos os autores e ilustradores, além de mini oficinas de escrita (vídeos) sobre os gêneros literários crônicas, poemas e contos, que oferecem certificação aos ouvintes.
A proposta de criação da Biblioteca Gralha Azul foi apresentada ao Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Roaunet) em 2021 pela ABC Projetos. A iniciativa foi aprovada em 2022 e viabilizada através do patrocínio das empresas PACCAR Financial, AP Winner, Belgotex do Brasil e Colégio Sepam. Em 2023 foi iniciada a elaboração da plataforma digital e realizado o concurso para seleção dos textos. Todas as obras também estão disponíveis em versão de audiolivro, garantindo acessibilidade.
Para o curador visual da Biblioteca, Dyego Marçal, o projeto foi desafiador. “Foi uma experiência única, tanto por trabalhar em parceria com muita gente talentosa (ilustradores e autores), como também por produzir 20 livros simultaneamente, algo que não tinha feito até hoje, em 16 anos de carreira editorial”, conta. Segundo ele, as escolhas de fontes, espaçamentos, cores complementares e todos os detalhes adicionais que envolvem projetos gráficos e capas foram feitas com muito cuidado, sempre pensando no público alvo com muito carinho, e buscando colocar em prática todo o conhecimento na área. “Foi gratificante ver cada livro ser finalizado depois de tanto trabalho”.
Dyego comenta ainda sobre a grandiosidade do projeto. “A Biblioteca Gralha Azul é importantíssima não só para todos os profissionais envolvidos, mas também para toda a população que pode ter acesso a obras com tamanha riqueza visual e de escrita, de forma gratuita. Espero que esse projeto tenha outras edições, oportunizando para que novos (ou já conhecidos) talentos da escrita e da ilustração paranaense brilhem cada vez mais nas páginas de livros tão incríveis”.
A Editora ABC Projetos está organizando um lançamento oficial das obras em junho, reunindo autores e ilustradores em rodas de conversa abertas ao público.
Obras disponíveis na Biblioteca Gralha Azul:
A árvore viúva
Autora: Darci Alda Barros
Ilustrador: Élio Chaves
Amélia Poleiro
Autor: Paulo Renato da Silva
Ilustrador: Victor Marques
As aventuras de Guto
Autora: Cinthia Maria Baggio de Luca da Cunha
Ilustrador: Élio Chaves
As laranjas do mês de julho
Autora: Joeli da Paz Gelinski
Ilustradora: Mar Carlins
Brincar de poesia
Autor: Marcos Hidemi
Ilustradora: Nessandra Cordeiro
Caçador de borboletas
Autor: Diego Gianni
Ilustrador: Laqua
Cassandra e Pipoca
Autora: Ana Carolina Marques
Ilustrador: Waldomiro Neto
Comida de outro planeta
Autora: Camila Pasetto
Ilustrador: Danilo Kossoski
Dançando com as dobrinhas
Autora: Ivonete Veraldo Gasparelo
Ilustrador: Lucas Pessoa
Em busca da Lagoa Dourada
Autora: Catarina de Oliveira
Ilustrador: Victor Marques
Lembra não lembra
Autora: Carla Kühlewein
Ilustrador: Wagner Muniz
Mistério na horta do texugo
Autora: Regiane Kusman
Ilustrador: Edson Farias
Nas cores do pôr do sol
Autora: Agnes Izumi Nagashima
Ilustradora: Luciana do Rocio Ramos
O mistério do pote amarelo
Autora: Dione Navarro
Ilustradores: Laqua e Wagner Muniz
O tapetinho mágico de Kadu Sunshine
Autor: Alexandre Leocádio
Ilustrador: Wagner Muniz
Os tamanhos do coração
Autora: Elena Zuria Eggerte
Ilustrador: Lucas Pessoa
Para frente e para trás
Autora: Suzana Andreassa Neves
Ilustrador: Gabriel Zaninelli
Posso te contar meu sonho?
Autora: Giovana Secreti Vendruscolo
Ilustrador: Waldomiro Neto
Sikré
Autora: Suelen Trevizan
Ilustradora: Ana Taguchi
Um dia de Alice
Autora: Joice Gumiel Passos
Ilustrador: Oscar Reinstein